Eletrônica ARC – Eletrônica de Controle Autônomo para Atuadores Submarinos

A eletrônica ARC foi desenvolvida para o controle dos atuadores elétricos acoplados às válvulas de controle do projeto UOTE - Unidade Offshore de Transferência e Exportação. O UOTE é um terminal oceânico que possibilita o recebimento de petróleo através dos navios aliviadores (embarcações utilizadas para escoar a produção de petróleo ou gás de unidades de produtoras Off-Shore).

Através de inteligência computacional embarcada na eletrônica torna o sistema capaz de fazer com que o atuador elétrico realize de forma autônoma rotinas de abertura, fechamento e self-test de válvula, entre outras funções. Os comandos de controle são enviados através de uma linha de comunicação simplificada e fornece um diagnóstico de operação em real-time, sem a necessidade de instalação adicional de sensores. A eletrônica de potência é embarcada e todo o seu sistema de controle pode ser operado remotamente.

Projetada inicialmente para sistemas com umbilicais, a eletrônica ARC possui função de controle de velocidade e controle de torque, de forma a lidar com vários sistemas submarinos alimentados por uma mesma linha sem alterar o tempo de operação e sem danificar a válvula.



Parceiros: